Nestes retiros, vivenciamos o universo da respiração holotrópica. Um método criado pelo psiquiatra Stanislav Grof, cofundador da Psicologia Transpessoal, tendo como base a exploração dos estados não ordinários da consciência. É altamente experiencial e eficaz, permitindo a ativação da sabedoria interna e do mecanismo de autorregulação. Combina sessões de respiração, relaxamento, música, trabalho corporal, arte-terapia e dinâmicas de grupo.
Este método permite aceder a profundas e diferentes experiências como a revivência de aspetos da nossa biografia, eventualmente por resolver, memórias perinatais relacionadas com o processo de nascimento e as experiências transpessoais ou transcendentais, que estão para além dos limites do corpo e da personalidade.
Estas experiências têm um imenso potencial transformador, podendo gerar grandes mudanças emocionais e psicológicas importantes e duradouras na vida das pessoas.
Em geral, estas experiências ajudam-nos a desbloquear tensões bem profundas e a experienciar diversos estados que nos permitirão descobrir o nosso potencial interno e ajudando a transformar-nos, desta forma, numa pessoa mais plena, mais clara, mais completa.
Descrição do Retiro
São realizadas sessões de respiração holotrópica, tendo os participantes experiências enquanto respiradores e cuidadores. Ao longo do retiro, são criadas várias dinâmicas que preparam as pessoas para as sessões de respiração, assim como diferentes atividades de integração através da criação de mandalas, sound healing e outras formas de arte-terapia.
Nestes retiros residenciais, estas vivências são feitas em par, alternando os papéis de cuidador e respirador, que são devidamente explicados antes do retiro. É feita também uma palestra antes de serem iniciadas as vivências para que os participantes estejam conscientes da profundidade que podem aceder nestas experiências.
No final das sessões a arte-terapia á uma forma de integração, através da realização de mandalas onde cada participante deverá representar a sua experiência. Outra forma recorrente são a soul collage, que é utilização de imagens de revistas que são recortadas e coladas nessas mesmas mandalas, também representando assim a experiência de cada participante. A partilha das vivências faz também parte da integração deste processo.
A quem se dirige
A qualquer pessoa interessada neste método de desenvolvimento, cura e autoconhecimento. Não é necessário ter experiência prévia. Existem algumas contraindicações que devem ser avaliadas antes da realização do retiro. É contraindicada para pessoas com doenças vasculares e cardiovasculares, hipertensão severa, glaucoma, diabetes, doenças contagiosas agudas, cirurgias recentes, doenças mentais complicadas, epilepsia e gravidez. No entanto, cada pessoa deve ser avaliado individualmente.
(Para Saber mais informações específicas remeter para a descrição do ponto 2)