Skip to main content

Ecstatic Dance

O Ecstatic Dance é um tipo de dança sagrada e consciente que tem sido praticado ao longo da história, desde a antiguidade até à atualidade. Exemplos disso são as Ménades, ou as ninfas seguidoras do deus do grego Dioniso, no Hinduísmo, no movimento Sufi nos países árabes, no Candomblé do Brasil, na tradição do Xamanismo, e em muitas outras tradições. No fundo, é usada a dança e os ritmos percussivos entre outros para levar a consciência a estados de êxtase.
Podemos dizer que o Ecstatic Dance, na atualidade foi retomado por Gabrielle Roth na década de 70 do século XX e iniciado na sua conhecida prática dos cinco ritmos 5Rhythms. Entretanto, este movimento foi espalhado por todo o mundo ocidental, existindo inúmeras variantes do mesmo.

O Ecstatic Dance é uma oportunidade de se abandonar livremente ao ritmo da música, acedendo a um espaço interno que se assemelha a uma sensação de êxtase. É um espaço de dança livre, não estruturada, onde os participantes se reúnem para dançar sem a necessidade de seguir as instruções de um líder. Acima de tudo, é um espaço de liberdade sem julgamentos, análises e espírito crítico. Existem apenas alguns critérios que são seguidos, como a não utilização de telemóveis, não utilização de qualquer substância psicotrópica ou mesmo de álcool e também é um espaço sem palavras, onde a comunicação verbal não existe, apenas a possível interação dos intervenientes.

O Ecstatic Dance é uma jornada interior e exterior, idêntica a uma meditação em movimento criando uma conexão direta entre corpo, mente e espírito.

Desta forma, é possível descobrir, libertar e aprimorar o potencial interno e individual, contribuindo para uma vida mais plena e mais significativa.