Equitação natural significa uma equitação onde o cavaleiro e o cavalo trabalham como um só. Existe um respeito e cooperação mútua, uma relação homem-cavalo, horsemanship. Equitação natural é a arte de conviver de forma natural e não agressiva com os cavalos, aprender a negociar com eles, a manter a calma, o respeito e a determinação e percebendo que desta forma conseguimos obter tudo destes animais sensíveis e inteligentes.
Existe um número considerável de equitadores famosos que seguem a arte da equitação natural: John Lyons, Pat Parilli, Linda Tellington-Jones, Monty Roberts e outros. Cada um deles tem o seu estilo e técnica, mas todos a executam dentro dos mesmos parâmetros. A equitação natural pode ser apreendida por todos os amantes de cavalos, mesmo depois de muitos anos de equitação tradicional. Para isso é necessário um bom conhecimento do comportamento natural do cavalo, que surge depois de muita observação do mesmo, de muito gosto e paciência, de forma a compreender a sua linguagem corporal, o seu sentido de visão, audição, etc.
Sabemos que muitos equitadores de sucesso, utilizam a linguagem corporal para conseguirem que o cavalo compreenda o que querem que este faça, mas na equitação natural este é um elemento chave. Aprendemos quando e como utilizar os olhos, como posicionar o nosso corpo em relação ao cavalo, o tom da nossa voz ou o próprio silêncio e os utensílios a utilizar para reforçar as comunicações.
Os cavalos temem naturalmente o homem, pois somos predadores e eles presas. O desafio é ensiná-los a não terem medo de nós, o que se consegue depois de muito trabalho de relação e de um tipo de comunicação eficaz, para que este nos veja como um amigo e não como um predador, para que este aprenda a confiar em nós sem qualquer hesitação.
O trabalho que fazemos com as pessoas, não tem como objetivo treinar cavaleiros, mas criar uma relação no chão com os cavalos de forma a autoconhecermo-nos e a trabalharmo-nos internamente. Os cavalos refletem inteiramente as nossas emoções e comportamentos e desta forma permitem conhecermo-nos mais a fundo.
As atividades que promovemos com os nossos cavalos terapeutas e xamânicos é através da relação estabelecida com estes, que nos permite mergulhar dentro de nós, descobrindo e trabalhando vários aspetos do nosso desenvolvimento pessoal como a sensibilidade, autoconfiança, consciência corporal, emocional e os pensamentos que nos surgem.
Criamos a maior parte das vezes um contexto xamânico com o qual nos identificamos e tendo em conta toda a simbologia e os mitos ancestrais associados ao cavalo, assim desenvolvemos as nossas atividades.
Não é necessário ter qualquer experiência prévia com os cavalos.