Skip to main content

Firewalking

Firewalking é uma prática tradicional que remonta a 4000 anos atrás, que consiste em atravessar um tapete de brasas descalço, onde as temperaturas podem chegar aos 700º. Tem sido praticado em muitas partes do mundo, em muitas culturas, em forma de ritual e cerimonial com o objetivo tomada de consciência, iniciação, autossuperação, de cura, etc. A referência mais antiga remonta à Índia Antiga, mas sabe-se que estes rituais foram também realizados em África, na China, em Espanha, Grécia, Japão, Nova Zelândia, Ilhas Fiji, entre muitas outras partes do mundo.

Desde a década de 70 do século passado, Tolly Burkan, tornou-se o maior dinamizador deste ritual em todo o mundo ocidental levando-o a milhares de pessoas. O Firewalking tornou-se atualmente uma prática de autossuperação das crenças limitadoras, de superação de obstáculos, sendo de facto bem eficaz na transformação de crenças limitadoras, como forma de observar melhor os nossos pensamentos, controle de sentimentos, melhorar autoestima, melhorar as tomadas decisão e, por sua vez tudo o que está ligado ao nosso crescimento pessoal.

Por muitos milénios, as pessoas acreditavam que o Firewalking era apenas uma questão de fé e um milagre para aqueles que atravessavam um tapete de brasas, no entanto, a ciência já consegue explicar um pouco do mecanismo por detrás deste ritual, recorrendo à física e à condução térmica do calor e à nossa constituição maioritária de água como argumentos explicativos. A ciência também entende que só com uma boa preparação para este ritual é possível executá-lo de forma eficaz, ou seja, sem nos queimarmos verdadeiramente. Por isso é fundamental, que os instrutores de Firewalking sejam bem treinados para o poderem fazer com os seus participantes.

Ao contrário do que se possa pensar, este ritual não é nenhuma performance, nem uma questão de adrenalina, pois vai muito para além destes fatores superficiais. Este ritual pode ser tão impactante no nosso corpo e na nossa mente que nos pode levar a uma maior compreensão dos padrões de comportamento e de pensamento que estamos habituados a ter há anos na nossa vida. Acabamos por compreender que muitas das crenças que existem podem ser desconstruídas e abre-nos para novos caminhos na nossa vida. Por vezes, basta mudarmos de perspetiva para tornar possível o impossível.

Referências Bibliográficas

  • Burkan, T. (2011). Extreme Spirituality: The Secret Key to Empowerment. Atria Books.
  • Danforth, Loring M. (1992). Firewalking and Religious Healing. Imprensa da Universidade de Princeton