Skip to main content

Meditação

A meditação é uma prática fundamental para o desenvolvimento do ser humano. A ciência tem se debruçado cada vez mais em perceber os seus mecanismos e como atua positivamente no ser humano. A sua origem é muito antiga, remontando às tradições orientais do yoga e do budismo, mas o termo também se refere a práticas adotadas por algumas religiões, como o cristianismo, o judaísmo, o islamismo, o taoísmo, o xamanismo, entre outras.

A palavra meditar tem origem no latim mederi, que significa tratar, curar, dar atenção médica a algo. A definição de meditação varia com o contexto em que está inserida, podendo muitas vezes parecer contraditória, no entanto, o ponto comum de todas estas religiões, filosofias ou escolas no que respeita à meditação é a vivência de uma realidade interior com o foco na atenção, o que promove nos praticantes um maior bem-estar espiritual, emocional e físico, um estado de tranquilidade interior.

Sabemos também pela literatura a importância da prática da meditação na vida das pessoas em relação ao apoio de muitas doenças. Num estudo científico realizado por Rui Bizarro em 2007, com uma amostra de noventa sujeitos que praticavam meditação na Índia, comprovamos que a meditação tem vindo a assumir um papel fundamental ao nível da qualidade de vida, nomeadamente no que respeita à saúde, influenciando o bem-estar subjetivo e o bem-estar espiritual do indivíduo. Os principais resultados correlacionais revelaram que há uma relação positiva entre estes conceitos. Ou seja, a prática da meditação regular permite ao praticante uma maior qualidade de vida e um maior bem-estar na sua vida.

Existem vários tipos de meditação, várias escolas e técnicas, no entanto, como já foi referido, o objetivo de todas estas práticas é o mesmo, acalmar a mente do praticante, aumentar a concentração, o centramento do indivíduo, um maior controle das emoções, um aumento da sua consciência e em última instância, uma maior felicidade. Das várias escolas de meditação podemos enumerar: Meditação Transcendental de Maharishi Maeshi Yogi, Meditações Ativas de Osho, Meditação Vipassana de SN Goenka, Meditação Zazen, Meditação Taoísta, Meditação Budista, Meditação através de Mantras e mais recentemente foi criado o Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) criada pelo Prof. Jon Kabat-Zinn que combina a meditação da plena atenção, consciência corporal e exploração dos padrões de comportamento, pensamento, sentimentos e ação. A ciência tem feito muita investigação neste modelo do Mindfulness e encontrado resultados e benefícios bem positivos.

Referências Bibliográficas

  • Bizarro, R. (2007). Dissertação de Mestrado: Qualidade de Vida, Bem-Estar Subjetivo e Espiritual de praticantes de meditação. Porto: Universidade Fernando Pessoa.
  • Bizarro, R. (2018). Respiração Holotrópica: Uma Abordagem Transpessoal. Edições Mahatma
  • Kornfield, J. (2005). Meditation for Beginners. Transworld Publishers Ltd