Skip to main content

Shamanic Drumming
Journey

A utilização dos tambores nas viagens xamânicas têm o propósito de induzir as pessoas a estados não ordinários de consciência, de forma a acederem e conectarem-se com outras dimensões da realidade. Nestas batidas do tambor, que devem ser monocórdicas e repetidas, idealmente fazem-se três a quatro batidas por segundo, sendo os harmónicos uma característica comum em muitos destes sons e também noutros instrumentos que nos ajudam a viajar internamente, como é o caso do canto gutural, do berimbau, das taças de cristal e/ou tibetanas, didgeridoo, entre outros instrumentos de outras culturas.

Os ritmos Theta estão associados a estes estados mais profundos de consciência, tendo a ciência descoberto que, se um ritmo de quatro batidas por segundo for mantido por pelo menos 15 minutos, a maioria das pessoas pode viajar com sucesso mesmo na primeira tentativa.

Michael Harner foi um antropólogo americano e investigador de xamanismo, fundador da Fundação para Estudos Xamânicos (Foundation for Shamanic Studies), sediada em Mill Valley, Califórnia. Um dos seus livros mais conhecidos e importantes é o Caminho do Xamã, onde descreve a sua técnica de tocar tambor desenvolvida por ele. Este antropólogo acredita que o ritmo da batida do tambor pode funcionar para todas as pessoas e os efeitos desse ritmo deixam mesmo um impacto no estado de consciência de cada um. Para isso, sugere um ritmo contínuo e monótono entre 205 e 220 batidas por minuto, sem alterar a escala do ritmo e a intensidade da batida. Explica que não deve ser visto como uma faixa musical com melodia, mas antes como um ritmo que guia as pessoas para um diferente estado de consciência.

Estas viagens xamânicas através do tambor guiam as pessoas, àquilo que no xamanismo se chama as viagens ao mundo inferior, ao mundo do meio e ao mundo superior. É possível através destas jornadas explorar inúmeros aspetos como o nosso animal de poder, outros guias que nos acompanham na nossa vida e obter muitas mensagens importantes destas outas realidades paralelas.

Referências Bibliográficas

  • Drake, M. (2009). The Shamanic Drum: A Guide to Sacred Drumming. Talking Drum Publications