Skip to main content

Biodynamic Breathwork and
Trauma Release System®

Respiração Biodinâmica

Biodynamic Breathwork and Trauma Release System® (BBTRS) ou Respiração Biodinâmica foi criado por Giten Tonkov, sendo uma abordagem terapêutica que usa a respiração como uma ferramenta com a ajuda de outros elementos de apoio como o movimento, o toque, o som, a expressão emocional consciente e a meditação para apoiar a libertação de traumas e a cura a um nível somático. A respiração biodinâmica é muito eficaz na destraumatização e na libertação das tensões que acumulamos.

Giten Tonkov

Giten Tonkov

Breathwork é um termo generalizado que descreve várias formas possíveis que usam a respiração como uma ferramenta para a exploração dos estados não ordinários de consciência.

Desde há milhares de anos que a respiração é usada para aceder a estes estados não ordinários de consciência, como nos demonstra a Antropologia através de Mircea Eliade na sua obra Xamanismo e as Técnicas de Êxtase.
A respiração que utilizamos no nosso dia-a-dia permite um controle dos nos padrões emocionais e por consequência da nossa forma de estar na vida. A quantidade de oxigénio e dióxido de carbono que inspiramos, expiramos ou mantemos nos nossos níveis sanguíneos tem um efeito direto no nosso corpo, nas nossas emoções e no nosso bem-estar.
Uma conexão direta entre nossa respiração e nossas respostas emocionais é utilizada por muitas modalidades existentes de respiração. Muitos destes métodos atuais de psicoterapia orientada para o corpo, como a terapia bioenergética fundada por Alexander Lowen, bem como as terapias convencionais enraizadas na fundação do trabalho do famoso psicólogo orientado para o corpo Wilhelm Reich usam a respiração como uma das suas principais ferramentas.
Stanislav Grof, criador da Respiração Holotrópica é um pioneiro neste campo, difundiu a respiração no Ocidente e trouxe esta abordagem vivencial à humanidade.

A BBTRS® usa a respiração profundamente conectada para recarregar o corpo, ativando partes específicas das tensões musculares e padrões emocionais. Passamos a descrever os principais aspetos deste modelo de respiração:

Movimento

São usados exercícios de movimento somático e criativo, o uso terapêutico da dança para permitir a vibração e libertar a energia retida no tecido do corpo, criando uma abertura fascial e libertação de tensões.
Desde aquecimentos lúdicos a tremores no corpo inteiro e ondulações da coluna vertebral, o movimento é uma das chave para o que torna o BBTRS® verdadeiramente transformador.

Som

Os efeitos do som no nosso sistema nervoso são realmente notáveis. Esta é uma das ferramentas mais poderosas e de suporte que podemos usar neste trabalho. Com intenção consciente, uma utilização criativa, as vocalizações, gravações e alguns sons instrumentais ao vivo tornam-se um recurso enorme e poderoso neste trabalho.

Toque

BBTRS® usa o toque consciente em muitos níveis, desde o campo energético do corpo até ao contato com os músculos centrais. Este é usado com sensibilidade para aumentar a consciência e apoiar o fluxo de energia. Entender como e quando usar o toque consciente é fundamental para todos as vivências.

Emoções

A libertação emocional suave pode ser parte deste trabalho, mas não um objetivo. Os participantes são convidados a permanecer presentes enquanto revisita sentimentos e sensações mais profundas, e para retornar à sua própria sensação de conforto sempre que necessário. Esse equilíbrio é a chave para esta abordagem ajudando na libertação e integração do trauma, em vez de simplesmente revivê-lo.

Meditação

A meditação é onde o BBTRS® começa e termina. É usada para apoiar a ressonância no praticante, mas também como preparação e integração dos processos. É também o estado de repouso e centramento no qual o corpo e a mente costumam retornar após este trabalho.

Referências Bibliográficas

  • Eliade, M. (2002). O Xamanismo e as Técnicas Arcaicas do Êxtase. Editora Martins Fontes
  • Frederick, A. & Levine, P. (1999). O Despertar do Tigre: Curando o trauma. Editora summus
  • Lowen, A. (1994). Bioenergética. DIANA
  • Tonkov, G. (2019). Feel to Heal: Releasing Trauma Through Body Awareness and Breathwork Practice. Kristin Donnan Editor

  • https://www.biodynamicbreath.com